domingo, 26 de julho de 2009

Deus não faz acepção de pessoas



"Disse, porém, Ruth: Não me instes para que te deixe, e me afaste de ao pé de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares, à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada: me faça assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa, que não seja a morte, me separar de ti."
(Rt 1.16-17)

Ruth abandonou tudo que tinha para aceitar a Deus.
  • Deixou seu lar. (1.7b)
  • Deixou a riqueza, só rico casava com rico (1.8)
  • Deixou seus pais (1.8a)
  • Deixou seu povo moabita (1.10)
  • Deixou seus deuses (1.15a)
  • Deixou sua cunhada (1.15b)
  • Aceitou o povo de Deus ( 1.16c)
  • Aceitou a Deus (1.16d)
Todos podem fazer para do povo de Deus. Ruth é um contraste do jovem rico que foi ter com Jesus.

" Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.
Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo.
E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
E os que ouviram disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?
Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.
E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos.
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus,
O que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna."

(Lc 18.18-30)

O jovem preferiu o dinheiro do que Jesus Cristo, voltou para casa de seus pais triste, e deixou de hedar a vida eterna e fazer parte do povo de Deus.

Não há diferença para Deus entre Ruth e o jovem rico.
"Porque para com Deus não há acepção de pessoas"( Rm 2.11)
A diferença é que Ruth aceitou Deus de todo o seu coração. "porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mt 6.21)

A paz de Deus seja com todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário